O Projeto de Leitura “Contar para encantar” teve início em abril de 2010 e é promovido pela pedagoga Anaísa Angélica Rocha, que assume a personagem “Tia Naná”, na Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”. O objetivo é propor rodas de leitura públicas de textos em geral em que o leitor-guia desempenha papel importante sendo mediador entre o leitor e o texto lido e estimula o diálogo, dando oportunidade às crianças de falarem e exporem suas opiniões sobre os textos sem nenhuma cobrança, havendo unicamente uma relação de prazer com o que é lido de forma agradável sem preocupações com a teoria.
O método escolhido para essas leituras levou em consideração a forte influência das mídias – televisão, internet e jogos eletrônicos – na vida das crianças e dos jovens. Estas mídias influenciam no papel que a leitura ocupa atualmente, por isso escolhemos histórias interativas que trazem uma nova concepção de formação de leitores em um compromisso social com a informação.
Sendo assim, propomos histórias sempre em torno de um tema específico e é feita uma ambientação lúdica no espaço da biblioteca criado para essa finalidade. As leituras são intermediadas pelo leitor-guia que pode ser um contador de histórias, de poemas ou outros agentes de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário